fevereiro 22, 2021

(RESENHA) POR UM PEDAÇO DE TERRA


Livro: Por um pedaço de terra
Autor: Renato Tapajós
Editora: Ática
Ano: 2002
N° de páginas: 164

Nessa história você irá conhecer um jovem fotógrafo que assim como qualquer adolescente da sua idade adora fotos, tocar em uma banda de rock e percorrer São Paulo nas madrugadas com um grupo de night bikers.
Por conta de seu pai, Júlio consegue arranjar um emprego como fotógrafo na Revista do MST. Toda a história parte das experiências que Júlio viverá por conta desse novo trabalho. Ele acaba descobrindo a realidade da luta dos trabalhadores rurais por um pedaço de terra.
” Logo nas primeiras páginas as palavras nos atingem com um forte sentimento de luta e preocupação, a história já traz um breve resumo do que vamos encontrar nas próximas páginas, aqui você encontra muita dor e sofrimento pela esperança de ter uma terra para si.

Vemos o enfrentamento dos trabalhadores sem terra contra os jagunços com suas armas prontos para atirar sem piedade. Do outro lado está Júlio com suas câmeras pronto para capturar cada momento de dor. Júlio mal sabe que suas fotos se tornam provas de uma situação que muitas pessoas desconhecem. E tudo isso ocorre na querida floresta amazônica. Ao decorrer da leitura conhecemos um pouco melhor a história de Júlio. Descobrimos melhor como é a personalidade de Júlio com seus pais e amigos e até sua crush.

O livro traz muitas aventuras e eu acabei aprendendo muita coisa que eu não sabia sobre os sem terra e sobre a luta deles. É como um choque de realidade para o leitor entender sobre como é a vida dessas pessoas que buscam todo dia por uma esperança e como fotógrafa eu gostei muito de ler sobre o Júlio que também é um fotógrafo e como é vida do fotógrafo na área do fotojornalismo e a intensidade de como é capturar momentos difíceis e de dor, mas também de luta e esperança. Além disso é uma história completa que contém amor, amizade e empatia.

Eu já li muitos livros do Renato Tapajós e todos trazem temáticas do mundo atual para que a gente posso reflitir e até aprender sobre assuntos que não tínhamos conhecimento e o mais legal é que o tema é tratado com muita ação e suspense. “

Beijos Coloridos
Sanny Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário